ARTIGOS PUBLICADOS

3 de fevereiro de 2016 - Curiosidades – O Mundo Fascinante dos Insetos

Era, mais ou menos, duas horas da tarde do dia 16/11/14, domingo, quando, ao expiar a rua (Batatais) pela janela do meu apartamento que fica no sétimo andar, observei que um inseto diferente havia “pousado” na parte externa da janela, no peitoril, na área revestida de granito, no lado de fora, pois o vidro estava fechado. Chamou minha atenção, pois o bicho tinha 02 ( duas antenas alongadas, com bolas pretas quase nas extremidades, com 6 patas. Era parcialmente azulado na parte de cima e, portanto, fiquei curioso. Nunca tinha visto nada igual, mesmo tendo vivido minha infância no interior e caçado muitos bichinhos no mato. Era bem diferente daqueles que eu conhecia. O que seria? Lembrei de fotografá-lo e agi com rapidez: fui feliz. Obtive três fotos, embora somente uma ficasse nítida. Era o suficiente. Apelei, então, para o computador para copiar e à Internet, para ver se encontraria alguma coisa semelhante. Busquei sites sobre insetos e fiquei surpreso, pois na primeira tentativa encontrei algo parecido. Eu havia entrado no site: www.fotografodigital.com.br , de Gilmar Veng . Então trocamos e-mails.

 

No dia 18/11/2014 escrevi “Prezado Gilmar Sou simplesmente um curioso. Conforme foto anexa, fotografada na janela de meu apartamento ( aqui em São Paulo ), no 7º andar, fiquei surpreso pelas características e beleza do bicho ali encontrado, daí a minha consulta. Procurei na Internet identificar o bichinho e encontrei o seu site ( www.fotografodigital.com.br ,, então, tomei a liberdade de consultá-lo para identificar o inseto. Primeiramente, meus parabéns pelo seu trabalho, é fantástico, profundo e inteligente. Ali encontrei o “besouro coleóptero classe”; será que é igual ao que fotografei. Fiz a foto com uma máquina digital SAMSUNG MV800- 16.1 Mega Pixels. Sou aposentado, tenho 80 anos e vivo na capital paulista. Gosto de pesquisa histórica e mantenho na Rede Web o site, abaixo indicado, sobre a minha cidade natal no Interior paulista. Conto com sua ajuda. Grande abraço. Júlio Manoel Domingues”.

 

A resposta veio no dia seguinte, 19/11/2014. ” Caro Julio. Muito grato pelo seu contato. Com certeza o mundo dos insetos fascina a todos. Não sou um especialista no assunto mas sou entusiasta de fotografia e de fato com sorte nesse dia fiz a imagem desse belo inseto. Confesso que não lembro com quem peguei a informação da espécie para divulgar no site. Mas vou indicar o blog de um amigo que com certeza irá ajudá-lo com mais precisão. É o Maxell Rocha : http://macrobrasil.blogspot.com/ Pelo que vi na sua foto, trata-se do mesmo inseto. Parabéns pelo seu trabalho do site. Abraço. Gilmar Veng.”

 

Tratava-se portanto de um Besouro coleóptero Classe: Cerambycidae. Satisfeita a curiosidade, procurei na internet , algum texto referente ao mundo dos insetos que fascina a todos e encontrei o seguinte texto, extraído de um estudo de autoria de um grupo de pesquisadores da UNESP:

 

“Os insetos, apesar de sua grande importância ecológica, econômica e social, são conhecidos principalmente ou pelos danos e prejuízos ou pelos benefícios causados à sociedade humana, atribuindo-lhe um conceito dualista, majoritariamente pejorativo. Para reduzir a perpetuação dessa tendência e desenvolver uma melhor compreensão sobre esses animais, o projeto “Insetos na Escola” desenvolve uma série de atividades e recursos didáticos. Estabelecemos pontos de interação com a comunidade escolar de Feira de Santana por meio da construção de uma Coleção Entomológica Didática e produzimos painéis ilustrativos sobre os insetos para facilitar a comunicação visual. Esses materiais foram usados em visitas de grupos de alunos (faixa etária predominante de 3-5 anos) e em atividades fora do Laboratório de Entomologia da UEFS, durante as quais tanto foram feitas apresentações da Coleção como foram desenvolvidas atividades lúdico-educativas que abordassem a temática entomológica. Observou-se um nível elevado de desinformação da maioria dos alunos sobre a Classe Insecta, mas também uma grande curiosidade sobre ela. A abordagem isenta de maniqueísmo, além do uso de materiais didáticos atrativos, despertou respostas positivas em relação aos insetos, sugerindo que o uso adequado de materiais didáticos e paradidáticos, somados à postura positiva do professor podem tanto trazer informações quanto contribuir para a diminuição de idéias preconcebidas em relação ao tema.” (Fonte: ” Insetos na Escola: Desvendando o Mundo dos Insetos para as Crianças”, Priscila Paixão Lopes, Ilana Lopes Franco, Leonardo R. de Mattos Oliveira, Vanessa Garcia S. Reis. Revista Ciência em Extensão, volume 9, nº 3, 2013 em http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/845/909).

 

Foto: “Besouro Coleóptero”, Júlio Manoel Domingues, acervo pessoal.

 

 

Júlio Manoel Domingues

 

 

 

 

 

«  VOLTAR

O conteúdo dos links está em formato PDF. Se você não possui o Acrobat Reader,
clique aqui para fazer o download gratuito.