O Brasão de Porangaba, conhecido como o Brasão do Centenário, foi substituído em 1984 na gestão do prefeito municipal Francisco Alves dos Reis, através da Lei Municipal nº 664/84. É, portanto, o segundo brasão. Passaram, então, a ser símbolos do município de Porangaba: O brasão de armas e a bandeira municipal.
O brasão de armas do Município de Porangaba assim se descreve: “Escudo ibérico de goles com um castelo de ouro, aberto, lavrado e aclarado de sable, encimado de duas estrelas do segundo e contrachefe de prata carregado de duas faixetas ondadas de blau. O escudo é encimado de coroa mural de prata, de oito torres; suas portas abertas de sable e tem como suporte, à destra uma haste de milho e à sinistra um ramo de laranjeira, ambos carregados ao pé de feixes de arroz, tudo folhado e produzindo, ao natural. Listel de goles, com o topônimo ‘PORANGABA” em letras de ouro”.
1. O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua a história evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.
2. A cor goles (vermelho) do campo do escudo tem o significado de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza conspícua, generosidade e honra, aludindo aos predicados dos primeiros povoadores da região, legados a seus pósteros, os quais, enfrentando os numerosos e naturais obstáculos, não se deixavam intimidar, propiciando, com seus esforços, à formação da povoação e o desenvolvimento do município.
3. O castelo de ouro, aberto, lavrado e aclarado de sabre (com as portas juntas de alvenaria e janelas de preto), simboliza em heráldica, magnanimidade, salvaguarda, defesa, socorro, proteção e segurança, lembrando o primitivo pouso dos tropeiros que transitavam pelo Sertão do Rio Feio, que constituindo abrigo e proteção contra as intempéries e as feras, veio a ser também a semente da formação do povoado de Santo Antônio do Rio Feio, atualmente PORANGABA.
4. A estrela é o símbolo de guia seguro, luz nas trevas da noite, luminoso futuro, aspiração a coisas superiores e ações sublimes, e o metal ouro de riqueza, esplendor, glória, nobreza, generosidade, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, o todo se referindo ao ânimo dos munícipes, de, sob o guia seguro dos administradores, buscar para sua terra um futuro próspero e esplendoroso.
5. O contrachefe (parte inferior do escudo) é peça honrosa de primeira ordem e o metal prata significa felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, formosura, integridade e amizade, afirmando o clima de harmonia e compreensão de que desfrutam os munícipes.
6. As faixetas ondadas representam os cursos d’água, a riqueza hidrográfica do município, em especial o rio Bonito, o rio Feio, o rio das Pedras, o rio do Peixe e o rio da Serra. A cor blau (azul) é indicativa de justiça, formosura, doçura, nobreza, perseverança, glória, virtude, vigilância, constância, firmeza incorruptível, dignidade, zelo e lealdade.
7. A coroa mural é o símbolo de emancipação política e, a de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco aparentes, constitui à reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de PORANGABA.
8. A haste de milho, os ramos de laranjeira e os feixes de arroz atestam a fertilidade das terras generosas de PORANGABA, de que são importantes produtos e apontam as lides do campo como fator básico da economia municipal.
9. No listel, o topônimo “PORANGABA” identifica o município.
O Brasão de Armas de Porangaba é exclusivo do Poder Público e é usado: a) obrigatoriamente nos documentos, demais papéis e correspondência oficial; no Gabinete do Prefeito Municipal; na Sala das Sessões da Câmara dos Vereadores. b) facultativamente• nas fachadas dos edifícios públicos; nos veículos oficiais; nos locais onde se realizam festividades promovidas pela municipalidade.
Foto: “Brasão de Porangaba”, arquivo digital, acervo pessoal.
Júlio Manoel Domingues
O conteúdo dos links está em formato PDF. Se você não possui o Acrobat Reader,
clique aqui para fazer o download gratuito.