ARTIGOS PUBLICADOS

23 de novembro de 2017 - Memória Pe. Fernando Mietto (1940-2013)

Os conterrâneos mais idosos, todos, sem exceção, se lembram com saudades do padre José Fernando Mietto, o “padre cantor”. Ele foi o vigário da Paróquia de Santo Antônio de Porangaba no período de 1981 até 1987, Certamente, parodiando outros sacerdotes que se tornaram conhecidos pela voz, diria : “Eu me tornei cantor religioso quando, um certo dia, minha fé falou mais alto, vai conversar com teus irmãos cantando que a canção ajuda o povo a caminhar e, então, eu me tornei cantor religioso ao descobrir a graça de cantar”. (Padre Zezinho)

 

Infelizmente a morte do padre Fernando passou quase despercebida por grande parte dos porangabenses, uma falha lamentável e inexplicável, pelos laços de prestígio, amizade e respeito que ele sempre desfrutou no seio da comunidade católica local. Aqui desenvolveu brilhante trabalho pastoral quando foi o vigário, pois tratava-se de um homem desprovido de orgulho, participativo e amigo de todos. Não fazia nenhum tipo de objeção aos seus relacionamentos e era comum vê-lo em demoradas e esclarecedoras conversas com os católicos e até com membros de outras religiões. Pelo seu espírito alegre e otimista (um excelente cantor, com vozeirão respeitável ), era requisitado pelas famílias locais para participar de encontros e eventos diversos, onde sempre se destacava pela alegria e cordialidade. Deixou muitas saudades, pois sendo um homem simples, devoto de Nossa Senhora, gostava de cantar principalmente as músicas laudatórias que eram a sua marca. Em permanente contato com os paroquianos, desenvolveu trabalho assistencial louvável junto às pessoas mais simples e humildes, os doentes e idosos, dando-lhes o conforto espiritual necessário. Ele faleceu no dia 27 de abril de 2013 na cidade de Sorocaba, aos 72 anos de idade, em decorrência de leucemia e a notícia pouco repercutiu por aqui. Seu corpo foi velado na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz e no dia seguinte, após a realização da missa de corpo presente, foi sepultado no cemitério da cidade. Embora, tardiamente, lamentamos o passamento e cremos que Deus Pai Onipotente, na sua infinita bondade e misericórdia, o acolheu. Que sua alma descanse em paz.

 

Padre José Fernando Mietto, filho de Reinaldo Mietto e de Júlia Argelieri Mietto, nasceu em Porto Feliz no dia 20 de julho de 1940. Estudou no Grupo Escolar Coronel Esmédio de Porto Feliz. Ingressou no seminário em fevereiro de 1971. Realizou seus estudos no Seminário da Penha e em sequência graduou-se em Filosofia, em São Paulo. Cursou teologia no Seminário da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em Porto Feliz, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no dia 28 de março de 1981 por D. José Melhado Campos. Foi pároco da Igreja Santa Cruz em Tatuí e depois da Paróquia de Santo Antônio de Porangaba. Posteriormente, assumiu a paróquia Nossa Senhora Aparecida da Boa Viagem em SP, servindo a Igreja por 6 anos, celebrando missas e animando as pastorais e movimentos. De 1993 até o ano de 2006 foi o sacerdote na Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Cangaíba São Paulo, sendo a sua última missão como pároco. Em 2006, padre José Fernando Mietto celebrou em Porto Feliz, na igreja Mãe dos Homens, a missa jubilar pelos seus 25 anos de ordenação. Padre Fernando, conhecido como “ Nenê” , era devoto de Nossa Senhora e gostava de cantar em sua homenagem; em família também era conhecido como cantor e teve como parceiro seu primo Abraão Mietto Netto em mais de 20 músicas.

 

Foto: “Padre Fernando Mietto”, arquivo digital, acervo pessoal.

 

 

Júlio Manoel Domingues

«  VOLTAR

O conteúdo dos links está em formato PDF. Se você não possui o Acrobat Reader,
clique aqui para fazer o download gratuito.