ARTIGOS PUBLICADOS

28 de abril de 2018 - Memória – Vasco Bassoi (1918-2014)

Vasco Bassoi, filho de Eduardo Bassoi e Antinesca Tavante , nasceu em Porangaba no dia 10/12/1918. Viveu seus primeiros anos na terra natal e também na cidade de Conchas, onde seu pai teve casa comercial. Depois, com apenas 4 anos de idade, mudou-se para a Itália, onde a família permaneceu por cinco anos. Ao retornar ao Brasil em 1928, a família fixou-se novamente em Conchas e em 1932 já estudava na cidade de Tietê, mas, em razão da Revolução Constitucionalista, a escola teve que interromper as atividades.

 

Em 1933 mudou-se para Botucatu. Embora tivesse feito quase todo ensino fundamental na Itália, foi matriculado no curso secundário do Colégio Diocesano Nossa Senhora de Lourdes, diplomando-se em 1937. Após a conclusão do curso, mudou-se para São Paulo, onde cursou o pré-jurídico no Colégio Rio Branco e ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da USP, diplomando-se Bacharel em Direito em 1945. Trabalhou como revisor num jornal da Capital e, também na APISP – Associação dos Profissionais de Imprensa de São Paulo – onde conheceu jornalistas célebres como Assis Chateaubriant, Monteiro Lobato e Manoel Deodoro Pinheiro Machado.

 

Em seguida, ingressou no serviço público federal através de concurso e começou a trabalhar no IAPC – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários. Em 1946 retornou para Botucatu para trabalhar como Fiscal da Previdência Social. Influenciado pelo “janismo”, ingressou na política. Foi vereador em Botucatu durante 13 anos e ainda Presidente da Câmara Municipal nos anos de 1958 e 1960. Deputado Suplente pela ARENA na 6ª. Legislatura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – 1967/1971. Como Presidente da 25ª. Sub-Secção da OAB de Botucatu, instalou a 4ª. Vara da Comarca; criou e instalou o Juizado de Pequenas Causas Estaduais; criou a Vara Federal e a 5ª. Vara Civil.

 

Pessoa de elevado caráter e de conduta ilibada, competente, dedicado chefe de família, sempre participou de movimentos sociais, sendo elemento ativo em vários setores da sociedade, contribuindo com o Poder Judiciário”. Dr. Vasco Bassoi faleceu em 06/02/2014 na cidade Botucatu, sendo sepultado no cemitério local. Deixou importante e tradicional família. Figura notável, exemplo de decência e apreço pela causa pública, referência na área do Direito, político influente, construiu sua vida pautada na ética, na retidão de caráter e na defesa dos interesses coletivos.

 

Foto: Vasco Bassoi em “http://www.camarabotucatu.sp.gov.br/portalxv/view.asp?xcodigo=22

 

 

Júlio Manoel Domingues

 

 

«  VOLTAR

O conteúdo dos links está em formato PDF. Se você não possui o Acrobat Reader,
clique aqui para fazer o download gratuito.